A Baixa de Lisboa, também designada como Baixa Pombalina, por ter sido edificada por ordem do Marquês de Pombal após o terramoto de 1755 que destruiu parte da cidade, a Baixa situa-se entre o Terreiro do Paço junto ao Rio Tejo e o Rossio e longitudinalmente desde o Cais do Sodré até Alfama ao qual abrange uma área de 235,000 km2.
É formada por várias ruas rectas e perpendiculares. Muitas destas ruas são formadas por edifícios de arquitectura semelhante(os primeiros exemplos de conctruções resistentes a terramotos) e com uma grande importância comercial. Os modelos arquitectónicos foram testados para várias simulações de tremores de terra (com a utilização de tropas em marcha).
As várias particularidades importantes a anotar: giola pombalina: uma estrutrura em madeira e em simetria no interior do edificio para distribuir a força do eventual terramoto e paredes mais altas que o telhado para prevenir a progressão das chams em caso de incêndio.
A Baixa de Lisboa foi apreciada como candidata Portuguesa à lista de Património Mundial em 7 de Dezembro de 2004, declarando-se superior às áreas planeadas em Edimburgo, Turim e Londres.
. O Concurso
. CCC- Concurso Cidades Criativas
. A Nossa Escola
. Escola Secundária Vergílio Ferreira
. A Consultar
. SRU- Sociedade de Reabilitação Urbana
. IPPAR- Instituto Português do Património Arquitectónico
. Curiosidades